Nondje
País: Moçambique
Província: Cabo Delgado
Época: Antigo
Género: Ambos
Tipo: Resistência Colonial
Origens
O Nondje, que significa imbondeiro (árvore-gigante), simboliza o colonialismo, que durante séculos se pretendeu invencível e que tal como o imbondeiro quando derrubado cai definitivamente. O conteúdo fundamental do Nondje além da representação de algumas actividades sociais ou de produção é a demonstração plena da luta de guerrilha desencadeada pela FRELMO na vanguarda do Povo Moçambicano, contra o colonialismo português.
A sua manifestação coreográfica é efectivamente uma espécie de representação de combate, portanto, da luta, de preparação dos guerrilheiros diferente da preparação dos guerrilheiros com arma na mão, então surge essa dança. Ao mesmo tempo, os movimentos coreográficos exprimem essa convicção de que o inimigo pode ser vencido e simular mesmo contra aviação, etc, etc, quer dizer que atiram contra a aviação simulam todos movimentos de rastejar para se escapar das balas.
Instrumentos
Para a execução desta dança eram usadas armas de fogo ao som de batuques. Actualmente são usados paus no lugar das armas e outros instrumentos.