Batuque
País: Cabo Verde
Província: Nacional
Época: Antigo
Género: Feminino
Tipo: Vida quotidiana/festas
Origens
O Batuque tradicional desenrola-se segundo um ritual preciso.
Numa sessão de batuque, um conjunto de intérpretes (mulheres) organizam-se, havendo uma solista e um coro que desempenha a função de resposta, num cenário chamado terreru.
A peça musical começa com as executantes (que podem ou não ser simultaneamente batukaderas e kantaderas) desempenhando o primeiro movimento, enquanto que uma das executantes dirige-se para o interior do círculo para efectuar a dança. Neste primeiro movimento a dança é feita apenas com o oscilar do corpo, com o movimento alternado das pernas a marcar o tempo forte do ritmo.
No segundo movimento, enquanto as executantes interpretam o ritmo e o canto em uníssono, a executante que está a dançar muda a dança.
Quando a peça musical acaba, a executante que estava a dançar retira-se, outra vem substituí-la, e inicia-se uma nova peça musical. Estas interpretações podem arrastar-se por horas.
Instrumentos
A dança é acompanhada por um instrumento chamado cimboa (cordofone da família dos alaúdes) e pela voz principal da cantora solista (chamada kantadera proféta) entoa uma melopeia que logo a seguir é repetida pelas restants cantoras